Lição da Escola Sabatina - Jovens - A receita de Deus para o estresse

“Deus não condena a prudência e a previsão nos usos das coisas desta vida, mas o cuidado febril, a ansiedade indevida com relação às coisas do mundo não estão de acordo com a Sua vontade” (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 469).

“Não é a vontade de Deus que Seu povo ande curvado ao peso das preocupações” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 122).

“Se educássemos nossa mente em ter mais fé, mais amor, maior paciência, mais perfeita confiança em nosso Pai celestial, teríamos mais paz e felicidade ao passar pelos conflitos da vida. O Senhor não Se agrada de que nos impacientemos e fiquemos ansiosos, fora dos braços de Jesus. Ele é a única fonte de toda a graça, o cumprimento de toda promessa, a realização de toda bênção. ... Nossa peregrinação seria na verdade solitária, não fosse Jesus. ‘Não vos deixarei órfãos’ (João 14:18), Ele nos diz. Recebamos Suas palavras, creiamos em Suas promessas, vamos repeti-las dia a dia, meditemos nelas nas horas da noite e sejamos felizes” (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 468).

“O amor refletido por Cristo a todo o ser é um poder vitalizante. Todo órgão vital – cérebro, coração, nervos – esse amor toca, transmitindo cura. Por ele, são despertadas para a atividade as mais altas energias do ser. Liberta-o da culpa e da dor, da ansiedade e do cuidado que consomem as forças vitais. Vêm com ele serenidade e compostura. Implanta na vida uma alegria que coisa alguma terrestre pode destruir – a alegria no Espírito Santo – alegria que comunica saúde e vida” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 115).

Como podemos ver, a melhor forma de ter vitória sobre o estresse é buscar a Jesus. Muitas vezes, tentamos resolver nossos problemas por nós mesmos, lidar sozinhos com nossos muitos planos e programas agitados, esquecendo-nos de que Jesus está pronto a nos ajudar.

Mãos à Bíblia

5. Quais foram os remédios simples fornecidos a Elias durante esse tempo estressante de sua vida? Que podemos aprender desse episódio? 1Rs 19:5-9

Sono apropriado, exercício e alimentação saudável são prescritos frequentemente para combater o estresse psicológico. O exercício físico, por exemplo, ajuda a produzir substâncias químicas naturais que melhoram o humor. Com essa simples ajuda divina, Elias venceu seu terrível desânimo, e Deus ainda pôde usá-lo (veja 1Rs 19:15, 16; 2Rs 2:7-11) e levá-lo ao Céu, sem ter que provar a morte. Justo ele que, pouco antes, havia pedido que Deus lhe tirasse a vida!

Luciano Josué Quispe Hilário | Lima, Peru

0 comentários:



Blogger Templates