Lição da Escola Sabatina - Jovens - Livre da ansiedade

Libertação da ansiedade

A ansiedade é uma das piores pragas da vida. Ultrapassa as barreiras socioeconômicas, raciais e de gênero. É humano preocupar-se. O autor cristão William R. Inge definiu a preocupação como “juros pagos aos problemas antes da hora”.* Contudo, Jesus nos dá forte razão para vivermos sem nos preocuparmos, mesmo quando estamos enfrentando situações fora de nosso controle.

Quando Abraão ficou ansioso a respeito de quem seria seu herdeiro, Deus lhe disse numa visão: “Não tenha medo...” (Gn 15:1). Havia apenas uma coisa lógica para Abraão fazer quando o Senhor prometeu ser seu escudo, sua força e recompensa: descansar nEle! Assim como Abraão, em nossos momentos de medo, podemos escolher resolver nossos problemas pela preocupação, ou crer que Deus fará por nós o que não podemos fazer.

Quando pensarmos sobre nossa vida, nossos relacionamentos, emprego e finanças, não devemos ficar ansiosos demais quanto a eles. Em vez disso, precisamos fazer de Deus nosso Rei e Lhe entregar a situação para que Ele faça Sua vontade. Devemos ter certeza de que Ele atua em nosso favor e satisfaz todas as nossas necessidades, de acordo com Sua vontade.

Você já parou para pensar nos pássaros? Eles comem suas minhocas, apanham seus insetos e acolchoam seus ninhos com cordões e folhas. Mas é nosso Pai celestial que os sustenta (Mt 25:26). Eles são criaturas que trabalham com confiança. Quanto mais devemos confiar na misericórdia do nosso Criador, pois, acima de toda a criação, fomos feitos à imagem de Deus! Descanse nEle! Não somos pássaros nem hastes de grama, mas filhos do Pai celestial. Temos a capacidade de compreender, racionar, ter confiança em Deus através de nossa fé. Deus valoriza o exercício da fé e nos oferece paz.

Ao estudarmos a lição desta semana, abandonemos nossa lealdade a qualquer outra coisa e a direcionemos ao Rei dos reis, e em tudo busquemos a Jesus e O tornemos Rei de nossa vida. Ele, e somente Ele, é o caminho para nos libertarmos da ansiedade.

*J. Stephen Lang, The Book of God’s Promises, p. 74.

Mãos à Bíblia

1. Identifique a essência das promessas contra o medo e a ansiedade, nas passagens a seguir: Sl 23:4; Pv 1:33; Ag 2:5; 1Pe 3:14; 1Jo 4:18, 19.

Medo e ansiedade são destrutivos e dolorosos. Os sintomas da ansiedade comum incluem apreensão, preocupação, insônia, agitação, tensão, enxaqueca, fadiga, vertigem, palpitação, falta de ar, transpiração, dificuldade de se concentrar, etc. A ansiedade pode vir também com ataques de pânico. Deus deseja nos livrar dessas experiências indesejáveis e nos convida a confiar nEle.

Lorna Joel Yoyo | Berkshire, EUA


2 comentários:



Cida Kuntze disse...

Oi amiga!
Ótimo texto, pois ansiedade realmente é uma praga, precisamos estar atentos, sempre confiando no Senhor.
Beijos querida, boa semana pra vocês!

Tarciana Soares disse...

Vania minha querida, será um prazer enorme te conhecer. Me avisa quando você chegar que marcamos algo. Qualquer coisa pode escrever pra mim no meu e-mail tarciana168@gmail.com

Beijos

Blogger Templates