Lição da Escola Sabatina - Bons Pensamentos - Introdução

Lção de hoje - INTRODUÇÃO À LIÇÃO

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).

Diante de um verso como este, não há como deixar de refletir. Esse verso nos dá uma orientação absolutamente segura sobre em que devemos deitar os nos-sos pensamentos.

Somos seres racionais; isto é, temos a capacidade de pensar, de raciocinar, de refletir. Por exemplo, é comum que fiquemos pensando sobre a vida, sobre diversos assuntos, mesmo estando a sós. E isso é ótimo, pois entre outras coisas, fomos feitos para pensar. É dos pensamentos que vem a construção da vida. É quando pensamos que fazemos nosso cérebro funcionar e nesses momentos vão se formando as bases de nossa vida, do que cremos, do que validamos como correto e como errado. É nesses momentos que consolidamos nossas bases de opinião e de compreensão das coisas.

Mas também devemos lembrar que somos seres sociais e, portanto, temos a impressionante capacidade de pensar em conjunto. Isso acontece quando estamos com outras pessoas, trocando idéias. Nesses momentos enriquecemos nosso modo de pensar, mudamos pensamentos errados, ajudamos outras pessoas a mudarem seus pensamentos, e assim por diante.

O pensamento solitário, que é reflexão, e o pensamento em grupo, que é interação, são poderosos para a formação de nosso caráter, para a aprendizagem, para o crescimento ou também para a deterioração de nossas competências intelectuais. Depende do que envolve o assunto que está sendo pensado. Por exemplo, se a pessoa pensa muito sobre seus ídolos e artistas populares, e se troca muitas idéias sobre esse tema, ela, com o tempo, se amoldará a tais pensamentos, e isso formará a sua vida. Ela se tornará dependente desses ídolos.

O mesmo acontece com o fanatismo nos esportes, novelas, leituras, passatempos, etc. Conforme o que se pensa, isso se passa a ser. É pelo pensamento que formamos ou deformamos o nosso caráter. É também pelo pensamento que deterioramos nosso ser ou que o corrigimos. O pensamento é poderoso demais para não ser controlado de alguma forma. E para esse fim, o verso acima foi escrito por Paulo.

O que diz o verso? Ele dá as duas diretrizes sobre em que pensar. A primeira diretriz é quanto a que assunto. Então exemplifica uma lista: tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama. Essa é a primeira diretriz, mas ela não é suficiente.

Ainda há a segunda diretriz: se nesses assuntos houver alguma virtude e algum louvor, então sim, nisso devemos ocupar os nossos pensamentos.

Veja bem, há seis qualificadores de característicos dos assuntos a pensar, e dois critérios de validação. Por exemplo, “fórmula 1” dependendo de que informação se utiliza para pensar, é verdadeira, é respeitável, é justa, é pura, é talvez até amável e de boa fama. Digamos que sim. Mas há virtude para um cristão pensar nesse assunto? E, em especial, isso tem a ver com algum louvor a DEUS? Não tem nem uma nem outra coisa. Portanto, nisso não pensemos. Pode ser bom, mas não contribui para a edificação do cidadão celestial e muito menos serve para agradar a DEUS.

Portanto, de tudo o que é bom para se pensar, ainda tem que trazer alguma contribuição para a nossa integridade espiritual e também servir de louvor a DEUS, isto é, que Ele seja honrado e que Lhe agrade. Por esses critérios devemos julgar todos os nossos pensamentos.

Assim sendo, cremos que fica bem fácil julgar escolher os assuntos para nos envolvermos e para ocupar a nossa mente, se estivermos a sós ou se estivermos falando com outras pessoas. Têm que ser bons e ainda acrescentarem algo à nossa espiritualidade e servirem de louvor a DEUS.

Comentário de Sikberto Marks

0 comentários:



Blogger Templates