Voce realmente é sincero ou é mal?

“Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?” Eclesiastes 7:16.
Certa vez, presenciei uma pessoa ferindo os sentimentos de outra. Mas, o pior é que ela se achava “sincera” o suficiente para fazer aquilo. Ela afirmou: “digo tudo na cara porque sou sincero”.
Até que ponto devemos ser “sinceros”?
Até onde nossa sinceridade não traz dor desnecessária às pessoas.
Não devemos confundir sinceridade com descontrole emocional. Enquanto que dizer a verdade constrói e, mesmo que doa um pouco, isso traz crescimento, a falta de domínio nas palavras destrói as emoções e a auto-estima dos outros. Isso é pecado, pois, ferir alguém é ferir o ser que é considerado o templo, morada do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19, 20).
O problema não é tanto o que se diz, mas, como se fala. Dependendo do tom de voz que usamos e das motivações que temos, a verdade pode se tornar uma mentira e a mentira, em verdade. A forma como você é honesto faz toda a diferença e, se quiser convencer os outros de que suas idéias são as melhores ou que eles precisam melhorar, “tempere” as suas palavras para que elas dêem sabor à vida deles. Se há texto que deve ser levado a sérios nos relacionamentos (e em todos os processos de comunicação) é o de Colossenses 4:6: “O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saiba como responder a cada um” (Nova Versão Internacional - adaptado).
Por enquanto, o egoísmo ainda faz parte de nossa natureza (em menor ou maior grau). Não há melhor forma de lidar com isso (nos outros) do que sabermos a maneira correta de chegar aos corações. Como? Sendo amigos. Fazemos amizades e influenciamos pessoas quando somos simpáticos com elas, mesmo que pensem diferente de nós e não tenham correspondido a todas as nossas expectativas. Isso não é aceitar comportamentos errados, pelo contrário: é adotar uma atitude bondosa que motive o outro a mudar ou que pelo menos lhe possibilite continuar se relacionando conosco. Percebeu? No fim, sairemos ganhando do mesmo jeito!
Vamos ser sinceros da maneira correta?

1 comentários:



Bila disse...

Feliz sábado Vania! Que a sinceridade não se torne um fardo nosso para a vida dos outros! Beijo.

Blogger Templates