Espírito e seus significados - Imortalismo

Com letra maiúscula = Deus Espírito. Um dos membros da Divindade composta de três: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Aliás, já no começo de Gênesis, nós encontramos essa qualificação de Deus muito bem articulada por Moisés quando escreveu o Pentateuco.
Em Gênesis 1, encontramos a palavra Elohin que é o plural de Eloha. Marca presença do Espírito logo no começo do mundo, quando o Eloha Espírito parava sobre a face das águas. Logo depois o verbo fazer vem conjugado na primeira pessoa do plural "façamos o homem..." (Gn. 1: 26). É evidente que quem soprou nos narizes de Adão e Eva foi o ato dos três.
Em Gênesis 2 a forma processual da Criação, a identidade de Deus é expressa no singular do tetagrama YHWH, que deu origem a palavra Jeová. Foi no "espírito" de Criador que o Filho de Deus criou todas as coisas (João 1:3 -4, Cl. 1:15-18 e Rm 11:33-36).
O ato de formar a tudo, o Eloha Pai outorgou ao Eloha Filho, inclusive ideiar o Plano da nossa Salvação.
Os diversos significados da palara "espírito" em nossa língua portuguesa:
Para o espiritismo, espírito é a alma da pessoa que viveu na Terra ou em outros mundos, fora do envoltório material. Não sei com base em que é feita essa afirmação pelos os adeptos.
Se os nossos "irmãos" evangélicos crêem que o "espírito é uma identidade imaterial independente que se desprende do corpo, vai para algum lugar, eles também são espíritas, pois os mortos não sabem coisa alguma, é a afirmação categórica de Salomão (Ecl. 9:5 em diante). Os católicos também. Estes últimos até acendem velas para as almas do outro mundo. Certamente elas estão em trevas. Se estão, então não habitam na presença da Glória de Eloha o Pai. Claríssimo olhar por esta ótica.
O "espírito" é também o sopro do Criador de Deus. É o ruach ou nepesh de Elohim na versão original do hebraico, e pneuma no grego. É princípio vital. O sopro da vida. O fôlego de vida.
Vamos ver dois exemplos clássicos disto. O primeiro é Ezequiel na visão dos ossos secos.
Retratando o poder de Deus para ressuscitar aqueles que já estavam com seus ossos ressequidos (Ez. 37:1-14). Na visão do verso 7, Deus desafia o profeta sobre o Seu poder de dá espírito aquilo que já estava morto há muito tempo. Ezequiel aceitou o desafio e profetizou. E o resultado foi encantador. Maravilhoso. Aconselho ler o texto indicado é entrar no mundo Maravilhoso.
Mas, "espírito" é também a mente, sede dos nossos pensamentos, das nossas emoções. É a cabeça, essa carapaça que esconde o maravilhoso computador da vida, controlado pelo Arquiteto do Universo.
É a caixinha de segredo. É ali que está o lugar mais íntimo do ser humano. Somente Deus e o próprio ser penetram e sabem o seu conteúdo. Nenhum outro ser tem acesso a esse mundo maravilhoso do pensamento. A não ser quando verbalizado esse departamento não pode ser acessado pelo inimigo.
Ah!, Se satanás tivesse autorização para acessar a mente humana, este mundo já teria virado uma desgraça total. Só a Palavra de Deus tem esse poder aqui na Terra. .
"espírito" é também é Inteligência, capacidade de realização. Princípio pensante. Princípio dinâmico. Tendência, disposição. Uma idéia predominante. Um significado real. Uma intenção.
Um exemplo desse conceito é quando fazemos a alguém a pergunta: Com que espírito você age dessa maneira? Que espírito é esse, meu rapaz? Portanto, é a representação disponível de alguém para consumar um ato.
Também pode ser um diacronismo antigo usado para representar um líquido destilado ou obtido pela destilação. Qualquer bebida alcoólica, aguardente, cachaça, etc.
Por último, é a identificação do grau de pronúncia das vogais na língua grega quando elas são aspiradas. É também um sinal crítico na própria língua grega para indicar que as vogais são ou não aspiradas.
Como na forma antiga dos aoristos, o uso da palavra "espírito" também é sem limites. São indeterminados.
Toda essa narrativa é para você ver que a palavra "espírito" tem uma contextualização amplíssima onde numa escritura nos reserva muitos significados.
Vamos dar exemplos para que você se coloque no âmago da questão. Por exemplo: Apoc. 21:9-10 e Apoc. 1:9 e 10. – existem mais outros textos. A Bíblia está enxameada deste vocábulo. Mas, precisamente estes dão-nos uma idéia muito claramente que repreende a controvérsia da tese de que o espírito, o corpo e alma têm identidades diferentes. E são independentes De Deus.
O que significa ser levado, transportado, arrebatado em espírito?
É estar morto?
De modo algum. João foi transportado em espírito. Foi levado em visão até o último dia da história deste mundo. Ele viu a Santa Cidade , a Nova Jerusalém. Não saiu do lugar onde estava. Muito menos morreu.
Por conseguinte, o espírito não é uma entidade imaterial que se larga do corpo.
Vamos dar outro exemplo. I Cor. 12:1-4. Veja como Paulo descreve uma visão que ele teve há 14 anos atrás do seu tempo de vida. Certamente no caminho de Damasco.
Veja que ele não sabia dizer "... se no corpo ou fora do corpo..."fora arrebato em espírito, e foi até o 3º Céu e ouviu coisas..."Veja que foi arrebato em espírito.
O que Paulo quis dizer é que uma pessoa quando está em visão, ele está desligado de tudo, mas ele não está morto. Fica quase sem fôlego, o nepesh ou pneuma não sai dele. Ele está vivo. Daniel diz que não ficou fôlego nele, mas estava vivo.
Agora consolide este aprendizado, se questionando o que é será uma amargura de espírito? (Gn. 26:35). O sentido exato era que Esaú com seus casamentos mistos amargurara a vida de seus pais. Espírito aqui é vida.
Agora, fica muito fácil entender ITes. 5:23.
Só dividem esse trinômio
Corpo / Espírito / Alma,
Quando não se está comprometido com a Vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo. Ou quem quer aceitar a idéia que roubou de Adão / Eva a vida eterna / imortal, pelo "... certamente não morrerás." (Gn. 3: 4).
O eco da voz da "serpente" continua animando os contraventores da Santa Lei de Deus. Como os evangélicos são egressos da religião catolicista, muitas doutrinas deles têm o seu radical livre na ignorância dos santos mandamentos de Deus.
Eles vieram da dissidência entre os seus credos doutrinários. Trouxeram a antropolatria dos caldeus; o mitraísmo de medos/persas; a filosofia agnóstica e gnóstica com seu imortalismo dos gregos. E por fim a divinização e o deísmo dos romanos.
Como eles vieram da reforma protestante de Lútero, e sendo este um monge católico, a única contribuição deste reformador foi a doutrina da justificação pela fé, no mais ele continuou católico.
Nós adventistas, não somos resto de evangelho de ninguém. Nascemos da profecia. Abalamos o mundo e continuamos a abalá-lo, com essa doutrina impecável – a Doutrina do Santuário.
Não há salvação fora do Santuário. O sacrifício de Jesus só tem sentido eficaz à guisa desse projeto divino.
É por isso que os evangélicos ficam dando ouvidos a doutrina de demônios, proibindo o que Deus não proibiu. E mais, inventando crendices tais como: a doutrina do arrebatamento secreto, os que morrem vão para a glória, o domingo, o imortalismo, etc.
Se buscarmos a verdade que Cristo ensinou, nós a encontraremos em Sua Palavra. E, jamais seremos enganados pelas doutrinas do inimigo.
Escrito pelo Pastor Olavo Ferro

0 comentários:



Blogger Templates