Confissões de um sábio…


“ Eu queria saber o que vale a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana. Lancei-me a grandes projetos: construí casas, e plantei vinhas para mim. Fiz jardins e pomares e neles plantei todo tipo de árvore futífera. Construi reservatórios para irrigar os meus bosques verdejantes. Comprei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso, tive também mais bois e ovelhas do que todos os que nasceram antes de mim em Jerusalém. Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias dos homens. Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria. Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço. Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçava para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol.”Ecl. 2:3-11
Me perguntei por que Salomão após ter avaliado tudo que havia feito e depois de todo trabalho que tanto se esforçara, chegou a conclusão: tudo foi correr atrás do vento. Ele era um homem que tinha muitas terras, riquezas, poder, era um rei, e como ele disse: “Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração”. Porém pra ele tudo foi correr atrás do vento. Não existe nada novo debaixo do sol já dizia Salomão, e é verdade. Quantos de nós inclusive eu a exemplo de Salomão, tentamos buscar nos planos, projetos, sonhos, em pessoas algo que faça sentido em nossa vida, contudo, isto é correr atrás do vento. Através deste texto compreendi que uma vida que não é centralizada em Deus, não tem propósito, nem sentido. Qualquer aspecto da nossa vida seja familiar, profissional, amoroso, social e espiritual, só farão sentido se colocarmos Deus em primeiro lugar. Somente Ele pode nos guiar por um caminho seguro. Com Ele, toda vida e os dons perfeitos devem ser recebidos com gratidão e plenamente utilizados e desfrutados. Quando fizermos isto não teremos mais a sensação de que tudo foi inútil, e sim, que valeu a pena.
Portanto quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa; fazei tudo para a glória de Deus”.(I Cor. 10:31)
Escrito por Tânia Ferro

0 comentários:



Blogger Templates